dicas-pokemon

Dicas Pokémon GO

Dicas essenciais para entrar no mundo Pokémon GO!

Através da realidade aumentada, consegue ver pequenos e simpáticos monstrinhos (Pokémon) no mundo real, mesmo à sua volta!

Objetivo do jogo

O objectivo do Pokémon GO é capturar esses monstros, treiná-los e utilizá-los em batalhas nos vários ginásios espalhados pelo mundo. O jogo recorre a um mapa e à nossa localização exacta para determinar onde os monstros podem estar escondidos.

Quanto mais o jogador caminhar e explorar o mundo que o rodeia, mais hipóteses tem de se cruzares com um Pokémon.

O elemento surpresa é uma das coisas que tornam o jogo tão apelativo:

Assim que conseguir Pokémon suficientes, podes juntar-se a uma equipa e lutar contra outros jogadores em ginásios locais.

Poupar energia

O Pokémon GO utiliza o GPS do smartphone para indicar a sua localização, o que consome bastante bateria. Por isso, o jogo inclui um modo de poupança de bateria que, quando ligado, desliga o ecrã do telemóvel quando este se encontra inativo. Isso significa que o jogo não consumirá tanta energia mas continuará a correr para que não perca nenhum Pokémon que se encontre por perto.

Encontrar e capturar Pokémon

O “sussurar” de folhas no ecrã indica que um monstro está por perto. Contudo, quando chegar ao local ele poderá ter fugido 😉

A melhor forma de encontrar Pokémon é optar por ter a app ligada enquanto faz uma caminhada. É quase certo que se cruze com algum. Os monstros aparecem no mapa e, se estiver perto o suficiente, poderá entrar numa batalha tocando neles. Uma vez no ecrã de batalha, tem que tocar no fim do ecrã para mandar uma Pokébola. Os monstros mais fracos podem ser apanhados com apenas um lançamento mas os mais poderosos podem libertar-se da Pokébola. A chave é o círculo colorido que aparece durante o combate: verde significa que o monstro é fraco, laranja que tem força média e vermelho indica que estás a enfrentar um espécime poderoso. As Pokébolas são limitadas mas podes encontrar mais nas PokéStops, ao subir o nível do seu personagem ou pagando por elas.

PokéStops e Ginásios

dois elementos que irão aparecer no seu mapa mas que exigem que esteja perto deles para os utilizar:

  • PokéStops:  estão assinaladas com cubos azuis e costumam estar perto de locais importantes: igrejas, monumentos, alguns bares, bancos, etc.. Quando estiver perto de uma PokéStop, podes rodar o ícone no meio do ecrã para receber recompensas, reabastecidas após um determinado tempo. Estas recompensas costumam ser Pokébolas adicionais mas também podem ser itens raros, tais como ovos que podem ser incubados para criar novos monstros.
  • Ginásios: menos comuns que as PokéStops e são locais onde os jogadores podem colocar à prova os seus skills de batalha. No entanto, é necessário chegarem ao nível 5 antes de lhes poderem aceder. O nível de experiência enquanto treinador sobe capturando Pokémon, e são atribuídos bonus se o jogador capturar monstros à primeira ou encontrar monstros raros ou poderosos. Assim que chegar ao nível certo poderá uma de três equipas (Amarela, Azul ou Vermelha) e poderá lutar pelo controlo dos ginásios que encontrar.
Escolher a realidade

Por defeito, o Pokémon GO recorre a câmara traseira do smartphone para colocar os Pokémon no mundo real. Quando encontrar um monstro, tem de se aproximar, e ter alguma pontaria para lhe acertar com uma PokéBola.

O efeito é impressionante, transmitindo a sensação de que os Pokémon habitam o nosso mundo. Se quiser ser mais discreto, tem sempre a opção de desligá-lo: no canto superior direito do ecrã encontra um botão que substitui o efeito por um fundo 3D genérico.

É muito menos excitante e imersivo mas torna o jogo mais fácil e gasta menos bateria.

 Treinar Pokémon para dominar os ginásios

O poder dos Pokémon que captura varia, mas podes subir de nível com stardust e candy, dois elementos adquiridos durante o processo de os apanhar.

Se os seus candies estiverem a acabar, podes transferir Pokémon que não queira para ganhar mais. Uma vez transferido um Pokémon é perdido para sempre. Alimentar um Pokémon com stardust e candy é uma forma eficaz de aumentar o seu poder.

Uma vez satisfeito com o poder das suas criaturas, podes escolher um ou dois Pokémon para lutar num ginásio local de forma a ganharem mais experiência. Após reclamar um ginásio para a sua equipa, pode ganhar prestígio defendendo-o de rivais.

Se perder uma luta pode significar perder o ginásio para os seus adverásios.

Os teus Pokémon regressam à sua colecção e precisarão de ser curados.

Os Combat Points (CP) determinam o quão eficiente um Pokémon é em combate mas também é preciso estar atento à sua saúde, porque até os mais poderosos têm um limite de dano que aguentam.

À medida que sobe de nível e descobre Pokémon, os ginásios tornam-se pontos fulcrais no jogo.

 Utilizar itens

Se estiver com dificuldades em encontrar Pokémon nas redondezas, pode recorrer ao item Incense para, durante os próximos 30 minutos, os atrair até si.

Lure Modules são outra forma de atrair Pokémon mas só funcionam em PokéStops e têm o senão de também poderem beneficiar outros jogadores.

Incubators podem ser usados para chocar ovos que encontre ou compre. Vale a pena chocar ovos já que, muitas vezes, podem nascer Pokémon que não se encontram no mundo.

Tire uma fotografia ao seu monstro!

Durante uma luta com um Pokémon pode, se quiser, tirar uma fotografia: basta tocar no ícone da câmara no canto inferior direito do ecrã, alinhar o ângulo e ficará com o seu monstro numa bela foto!

Itens pagos (se desejar)

Pokémon GO é um jogo free to play. No entanto, certos itens do jogo podem ser adquiridos, revelando-se úteis especialmente durante o início do jogo em que tem de lutar para ganhar a experiência necessária para chegar ao nível 5 e ter acesso aos ginásios.

Pokémon GO Plus

pokemon plus

Este dispositivo vibra quando um Pokémon se encontra por perto, removendo a necessidade de andar com a app aberta no telemóvel.

Não é essencial nem tão barata quanto isso: 4.99 dólares, mas possuir uma significa que nenhum Pokémon lhe vai escapar!