authorship fim

Google Authorship é descontinuado

O que era e como já sentimos saudades dele!

Google authorship surgiu em 2012 e possibilitava relacionar os artigos com o seu autor nas páginas de pesquisa do Google. Como? A imagem de perfil do autor era exibida, bem como o nome e a quantidade de círculos do Google Plus que o autor do artigo integrava.

Mas ontem, John Mueller (analista de Web Trends do Google) anunciou no seu perfil do Google Plus, que o Google vai parar definitivamente de  mostrar os resultados do Google authorship nos resultados de pesquisa:

john Mueller

A extinção gradual do authorship

Em Junho deste ano uma declaração proferida também por John Mueller causou um certo alarido entre profissionais de SEO e administradores de websites. John Mueller anunciava que o Google estava a remover as imagens associadas ao authorship na maioria dos resultados de pesquisa. Além da foto, o número de círculos que era vinculado ao perfil no Google Plus também estaria a desaparecer. Logicamente, estas mudanças poderiam afetar diretamente o tráfego dos websites e, consequentemente, o posicionamento das páginas.

Esta notícia surge após o Google efetuar duas atualizações no seu algoritmo (Panda 4.0 e Payday Loan 2.0.), bem como um redesign nas suas páginas de resultados. As atualizações foram efetuadas com vista a trazer websites de maior qualidade nos resultados e a eliminar conteúdo SPAM.

objetivo passava por “limpar” o visual das páginas de pesquisa e assim, criar uma melhor experiência no mobile e um design mais consistente para os dispositivos móveis.

O Google tem tido com prioridade a sua relação com o mobile. Ou seja, tem estado atento à forma como os utilizadores lidam com as pesquisas realizadas em smartphones e tablets. O novo design da página de pesquisa (fonte maior, remoção da linha sublinhada, eliminação do fundo amarelo na parte dos Links Patrocinados), está em linha com esta preocupação e, por um lado, justifica a eliminação das fotos que, em visores pequenos ocupariam um espaço considerável.

Mas a Internet move-se num espaço cada vez mais visual, onde as imagens assumem uma importância grandiosa.

Não seria a imagem do authorship uma mais-valia para o conceito atual de Internet?

Porquê a extinção?

Durante toda a sua história, o Google tem vindo a demonstrar que nada que cria é sagrado ou imortal. Aliás, são vários os produtos e serviços que o Google introduziu e depois acabou por eliminar. Por trás desta forma de estar está uma política de avaliação de resultados bastante rígida. Todos estes produtos e serviços são constantemente testados e avaliados, e se os dados demonstrarem que as metas não estão a ser atingidas serão retirados. Por exemplo: adoção insuficiente por parte dos utilizadores pode ser um dado que leva à eliminação.

No caso concreto do authorship, o Google considera que a experiência ficou aquém das expectativas em dois aspetos:

1. Baixa taxa de adoção por autores e webmasters –  A utilização do authorship era irregular e quase inexistente em alguns setores. Por outro lado, muitos websites implementaram a ferramenta, mas de forma incorreta. Outro fator verificado é que muitos utilizadores consideravam que o authorship seria algo complexo, logo não tentavam sequer perceber a forma de o implementar.

2. Baixo valor para os pesquisadores  – Ao contrário do que muitos especialistas acreditam, o Google anunciou que não havia uma diferença considerável no comportamento “clique” em páginas de resultados de pesquisa com e sem o authorship. Ou seja, o authorship não estava a afetar o CTR (Click-Through Rate).

Por outro lado a ascensão do mobile parece ter contribuído em grande parte para esta decisão, se pensarmos que cerca de metade do tráfego da Google vem de dispositivos móveis.

O Google considerou por fim que, os custos que estava a ter com o authorship (principalmente ao nível de processamento) não justificavam a sua continuidade.

Será que Authorship poderá regressar?

Não se sabe se o authorship irá voltar, mas acreditamos que sim. Afinal de contas, o conceito que está na sua origem é muito bom e consideravelmente útil. Quem sabe o futuro não nos reserva um Google Authorship melhorado e com mais possibilidades. Para já, fica um nostálgico “Adeus Authorship”.

Fonte: http://searchengineland.com/goodbye-google-authorship-201975 utm_campaign=socialflow&utm_source=facebook&utm_medium=social